segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Quais as MEDIDAS ideais para a sua BIKE?



Para adquirir a sua bicicleta ou acessórios para a mesma, terá de ter em conta as medidas do seu corpo.
 
A medida entre ombros, altura de pernas, medida do tronco e o comprimento de braços, são as mais importantes.
 

Assim, o avanço do guiador, espigão do selim, a largura do guiador e o quadro, são os componentes que ficam dependentes dessas medidas, pois estão diretamente associados ao conforto do ciclista e com isso um melhor desempenho.
 
Sugestões para o ajuste da sua bicicleta:
 
A altura do cavalo multiplicada por 0,88 determina a altura do selim desde o centro pedaleiro da bicicleta. Para medir o cavalo o ciclista deverá estar calçado e vestido com os sapatos e a roupa que habitualmente utiliza para andar de bicicleta.
 

A distância entre a ponta do selim e a caixa de direcção da bicicleta deverá ser igual à distância do cotovelo às pontas do dedo anular do ciclista. 

 

Poderá também dividir o seu cavalo pela sua altura total para determinar se tem as pernas longas ou curtas. Se o valor for acima de 0,46 tem as pernas relativamente longas e se for abaixo de 0,44 tem as pernas relativamente curtas.

O comprimento das alavancas do pedaleiro poderá ser determinado utilizando a seguinte formula: A altura do cavalo do ciclista (em cm) x 21,6. Por exemplo: 80cm x 21,6 = 172,8mm, ou seja 172,5mm. Para BTT, normalmente adiciona-se 2,5 a 5mm a esta medida. No entanto, os fabricantes raramente oferecem medidas para além dos 170, 172,5 e 175mm.

O Tamanho do Quadro, é a medida do tubo de selim, desde o eixo pedaleiro ao centro do tubo superior. Esta medida é usada como base para definir o tamanho da bicicleta. 
 
As bicicletas de estrada são medidas em centímetros e as de montanha, normalmente, em polegadas. 
  
a) Esta medição refere-se à medida do tubo de selim em bicicletas tradicionais (sem “sloping” ). Nos quadros com “sloping” ou seja tubo de selim mais curto e inclinada, deve-se considerar a distância entre o centro superior da caixa de direcção e o centro do espigão de selim no ponto onde uma linha horizontal imaginária a unir os dois pontos intercepta o espigão de selim. 
b) Os dados aqui fornecidos são genéricos, pois muito depende do comprimento do tronco e dos braços do ciclista. Dores na parte de baixo das costas normalmente indicam um avanço demasiado curto e dores na zona do pescoço um guiador demasiado baixo.

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