quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Três principios básicos, para prevenir Lesões Musculares

As lesões musculares podem ocorrer por variados motivos e podem ser classificadas como atraumáticas, as quais câimbras por exemplo e traumáticas que podem ser contusões e estiramentos musculares.

Podem causar muita dor e até levar um tempo considerável para serem devidamente tratadas. Existem várias maneiras de prevenção, irei abordar três  princípios básicos para evitar estas lesões, durante a prática de desportos.

Em primeiro lugar, deverá sempre alongar antes de iniciar qualquer exercício físico, num período de dez a quinze minutos. O alongamento permite o aquecimento e prepara assim o sistema  músculo esquelético para a pratica do exercício. 
Ao alongar corretamente aumenta a sua resistência, tonifica os músculos e diminui a dor, não devera aquecer, apenas os músculos mais exigidos no treino em questão, mas sim todos os grupos musculares. 

Como segundo principio deverá praticar atividades aeróbicas,  estas consistem em movimentos repetitivos que utilizam grandes grupos musculares como por exemplos: caminhar, dançar, nadar, pedalar, correr ,etc.O seu corpo ao longo de varias semanas é obrigado a dar respostas de adaptação positivas, eliminando o stress causado aos sistemas cardio vascular e respiratório durante o inicio desta pratica
No mínimo deverá praticar 40 minutos, na maioria dos dias da semana, estas atividades   diminuem a possibilidade de dores musculares e proporcionam também um ganho de força.

O terceiro principio e não menos importante, tem a ver com a ingestão adequada de líquidos e fruta, uma hora antes de treinar para garantir um ganho de energia e diminuição de fadiga muscular, recuperará do esforço despendido rapidamente.

O bom senso de cada um, também é uma boa ferramenta para evitar as lesões musculares, não faça exercícios para além das suas capacidades, a dor é um sinal de cansaço do corpo assim que sentir algum incomodo diminua o ritmo, o relaxamento muscular é muito bom depois de exercícios muito pesados.


0 comentários:

Enviar um comentário