segunda-feira, 10 de março de 2014

MEL é essencial para o organismo



 



Mel é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas apartir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas destes insetos, sendo armazenado em favos nas suas colmeias para servir-lhes de alimento durante o inverno. 

Os vários tipos de mel variam em função das plantas de onde é extraído o néctar e, também, de acordo com a localização geográfica dessas plantas e os tipos das abelhas produtoras. Por esta razão, o mel pode apresentar consistências e cores diferentes. 

Sempre foi reconhecido devido às suas propriedades terapêuticas. De um modo geral, o mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%), por hidratos de carbono, nomeadamente por açúcares simples (glicose e frutose).

O mel é também composto por água (cerca de 20%), por minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros) e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).

Riquíssimo em elementos nutritivos, a Organização Mundial de Saúde garante que tem mais de 70 substâncias essenciais para o nosso organismo.

O mel fortalece o sistema nervoso, ajuda a desintoxicar, facilita a digestão, é um excelente antisséptico e antibiótico, além de ajudar na expectoração em doenças como gripe, asma, amigdalite e bronquite!

Substituir o açúcar pelo mel é uma escolha otima, uma vez que uma colher (chá) de açúcar tem cerca de 40 calorias, enquanto a mesma medida de mel contém 25 calorias, além de ter um poder adoçante muito maior que o do açúcar. 

Se faz dieta para emagrecer, deve consumir mel de abelha embora com muita atenção, pois o mel não deixa de ser consideravelmente calórico (cerca de 3,4 kcal/g), devido ao seu teor de açúcares simples, de assimilação rápida, pelo que é útil como fonte de energia.

0 comentários:

Enviar um comentário