quarta-feira, 26 de março de 2014

Podemos associar o TABACO à OBESIDADE?? Deixar de Fumar ENGORDA??

 
Podemos associar o TABACO à OBESIDADE??

Sim! Os fumadores apresentam uma maior tendência de acumulação  de gordura visceral 
abdominal perigosa, que é mascarada pela falta de apetite, provocando aquilo que é chamado de "obesidade com peso normal". Como tal, o menor peso corporal dos fumadores não reduz o seu risco de obesidade; muito pelo contrário, os fumadores apresentam maior risco de sobrepeso do que os não fumadores.

Segundo estudos realizados, os fumadores apresentam uma maior tendência para engordar cinco ou mais Kgs do que quem nunca fumou. O tabagismo aparece assim associado ao excesso de peso e à obesidade, não representando uma forma de prevenção mas, sim, de incentivo.

A falta de exercício físico ou a maior dificuldade em realizá-lo devido ao consumo de tabaco, é apontada como uma das principais causas a este fator.

Deixar de Fumar ENGORDA??

Não! Após a cessação tabágica, o corpo do ex-fumador sofre um choque metabólico resultante da privação da nicotina. Ou seja, o estímulo saciante que colmatava a fome deixa de existir e, os fumadores, que por si só já se preocupam menos com a sua saúde e alimentação do que os não fumadores, esquecem se de ajustar os seus hábitos alimentares à nova realidade.

Continuam a comer sem cuidado e mais vezes ao dia, de forma a compensar a gula que era, anteriormente suprimida através do consumo de  tabaco. Associado a estes fatores, existe também o problema do peso dissimulado que, na ausência da nicotina acaba por revelar a flacidez do corpo. Deve alterar os seus hábitos alimentares e iniciar uma prática de exercício físico regular e, estes efeitos podem rapidamente ser estabilizados.

0 comentários:

Enviar um comentário